1 – A AEBR:
O antigo “campo da Prefeitura”, assim chamado, em 1964 era um espaço aberto com marcações improvisadas e traves de bambus ou madeiras que mantinham atividades informais além do futebol. Apesar do nome, o terreno sempre pertenceu ao Estado de Minas Gerais.
O terreno alagadiço, por ser uma baixada próximo ao rio, também levou o nome de Campo da Várzea. Os jogos tinham como características a descontração e a interação social somadas com a paixão pelo esporte de maneira acessível! Apesar das condições modestas o time da PREFEITURA FC fazia jogos amadores refletindo o amor e a informalidade associados ao futebol em contextos mais comunitários! Várias pessoas contribuíam, mas os responsáveis principais, naquela época, eram o Silvio da Praina e Sergio Gonçalves, que cuidavam da formação do time e também da manutenção do campo!
Créditos: Luiz Henrique Paína
Com o início dos cuidados ao gramado efetuado pelo Quincas, no final da década de 1990, os torneios de futebol foram sendo intensificados. Nessa fase os torneios eram organizados pelo Quincas, José Aparecido Ribeiro (Cueio) e pelo dos Reis (que trabalhava à época na Casa Minchillo).
ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA BEIRA-RIO foi oficialmente criada em02/01/2000, tendo como principais colaboradores dessa criação e formalização: José Roberto da Silveira, Marcio Henrique Pereira, Luiz Carlos Dias da Fonseca e o advogado Donizete Delorenzo Ribeiro do Valle. O primeiro presidente foi o Sr. Joaquim Silvestre Vilas Boas “Quincas”.
Por volta de 2003 / 2004 os times que utilizavam o gramado eram Casa Minchillo e AABB aos domingos. Aos sábados o espaço era utilizado pelo time da Rocinha contra adversários da Região.
Nessa época o espaço era também utilizado pelo time do Pelezinho (CMEC) que treinava os jovens aos sábados, e jogava amistosos ali com diversos times da região.
Posteriormente os times que mais utilizaram o gramado eram os times do Quincas e do Moreti.
Após o ano 2010 a Associação Esportiva Beira-Rio, através de diversos convênios e parcerias, intensificou suas atividades esportivas, ampliando o número de associados e iniciou algumas instalações físicas, como o vestiário, banheiros, bar, cozinha, área de convivência, área vip e capelinha.
Com esses espaços foram possíveis realizar, além das partidas de futebol, diversos eventos beneficentes sociais e culturais com fins filantrópicos como: Arrecadação para a Conferência, asilo, casa da criança, APAE, Hospital Regional do Câncer de Passos, Missas, Encontros de Folia de Reis, Dia da Criança, Eventos Esportivos em prol de famílias em situação de vulnerabilidade, entre outros.
Devido à demanda de diversos integrantes da Associação, em especial Jumar, Vanderlei (Delei), Quincas, iniciou-se a busca da transferência desse ativo, que pertencia ao Estado de Minas Gerais, para a Associação Esportiva Beira-Rio. O vereador Paulo do Pano acolheu a demanda e contribuiu enormemente para que a demanda avançasse. A Ana Cristina (Chefe de gabinete da Prefeitura) ajudou a localizar a matrícula do imóvel da área e contribui bastante nas informações necessárias para a transferência do ativo do Município para a Associação. Os diretores Márcio Henrique Pereira e Flávio Cândido Pinto contribuíram bastante com as demandas de documentação.
O Jefinho (engenheiro) conseguiu, com as informações da matrícula, elaborar um croqui da área, contribuindo bastante com a clareza para o projeto de transferência. Com o empenho incondicional do Joãozinho Campestre para encontrar um “Padrinho Político” que elaborou o projeto de lei que conseguiu a doação desse terreno para, primeiramente, para o município de Guaranésia. Esse “Padrinho Político” foi o Deputado Estadual Marquinho Lemos – PT – MG.
Em março de 2023 essa área do Estado de Minas Gerais passa então para o município de Guaranésia.
Após a transferência do ativo, do Estado de Minas Gerais para o Município de Guaranésia, foram elaborados o “Ofício de Solicitação de Doação de Imóvel” e, posteriormente o “Plano de Trabalho para doação” pelo Marcelo Marques (Lelo).
Com aprovação unânime na Câmara dos Vereadores de Guaranésia foi aprovada a transferência desse ativo à Associação Esportiva Beira-Rio e enviada a documentação para sanção do Prefeito Municipal.
Na sequência, exatamente no dia 22/12/2023, através da “Carta de Desafetação e Doação”, assinada pelo prefeito Laércio Cintra Nogueira a Associação Esportiva Beira-Rio toma posse desse ativo maravilhoso – uma área de 16.691,60 m².
Créditos: Joaquim Silvestre Vilas Boas, Marcio Henrique Pereira, Joãozinho Campestre e Marcelo Marques.
No início de 2024 a Associação Esportiva Beira-Rio contava com 60 associados pagantes.
Com a posse do ativo, a Associação terá mais autonomia para ampliar suas atividades e integrar mais pessoas.
É muito importante ressaltar que a Associação Esportiva Beira-Rio é, muitas vezes chamada de “Família Beira-Rio”. Cada associado e cada colaborador ajudou na criação de tudo que existe e hoje estamos crescendo graças à essa entrega de cada um para a construção de um ambiente cada vez mais acolhedor, saudável e que traz muitas alegrias para seus integrantes e familiares e para toda a Comunidade.